Calculo Rescisão

Calculo rescisão – Quando o assunto é sair de um emprego, é claro que há muitas coisas envolvidas e uma delas é a rescisão. Afinal, sempre que alguém é contratado como CLT, assina um contrato de trabalho e a dispensa corresponde à rescisão.

Como acontece sempre que um contrato é quebrado, é preciso que o trabalhador receba a rescisão e, ao mesmo tempo em que muitos ficam animados, achando que poderão receber uma quantia bem grande, outros se decepcionam com os descontos.

Para evitar esse quadro, o cálculo de rescisão deve sempre ser conhecido, mesmo que se trabalhe há pouco tempo. Assim, não se tem nenhuma surpresa na hora de encerrar o vínculo profissional e, ao mesmo tempo, o planejamento financeiro fica mais fácil.

No entanto, a rescisão é apenas uma das coisas nas quais o trabalhador tem de pensar: saber como calcular outros pagamentos, como hora extra e férias, também faz com que o cidadão esteja sempre respaldado e saiba exatamente o que vai receber.

A seguir, orientações sobre o cálculo de rescisão e sobre outros cálculos que o trabalhador possa precisar fazer.

calculo rescisão 1

Calcular férias

É bastante comum que as pessoas que saem de férias em um emprego CLT nem mesmo saibam o quanto vão receber e é por isso que a calculadora faz a diferença.

Na internet, o trabalhador pode contar com calculadoras de rescisão como as de nosso site:

  • Informe a quantidade de horas extras feitas por mês
  • Informe a quantidade de dias de férias
  • Informe o salário brito
  • Indique quantos dependentes há

Outros dados importantes para que as férias sejam calculadas são se houve algum pagamento adiantado de décimo terceiro (pois isso é abatido) e se o trabalhador quer receber as férias em dinheiro.

Para que o cálculo das férias dê mesmo certo, é preciso que as pessoas saibam quantos dependentes colocaram no seu imposto de renda anterior, pois a quantidade indicada à empresa deve ser sempre igual.

No entanto, por que será que as férias são importantes no cálculo da rescisão?

A resposta é que, em muitos casos, as pessoas que são desligadas de uma empresa têm férias vencidas e é preciso que isso seja contabilizado e, claro, pago ao profissional.

Normalmente, o trabalhador tenta fazer esse cálculo por conta, mas o recomendado mesmo é que ele deixe a contabilização a cargo de uma calculadora.

Cálculo hora-extra

A hora-extra é mais uma coisa que pode ser contabilizada na rescisão e, por isso, os trabalhadores precisam compreender muito bem. Dessa forma, eles não perdem nada no que diz respeito ao seu dinheiro.

Primeiramente, é interessante conceituar o que é hora-extra: trata-se de qualquer trabalho que o profissional faz antes ou depois do seu expediente oficial. Assim, se ele entra na empresa (e bate o ponto) uma hora antes do seu expediente para resolver pendências, é hora-extra.

Apesar de muitas empresas optarem por colocar essas horas em bancos para permitir folga remunerada aos funcionários, outras pagam a hora-extra em dinheiro e é por isso que se deve saber exatamente como calcular.

Se a hora-extra acontecer em um feriado ou final de semana, costuma-se adicionar 50% ao valor. Assim, é preciso:

  • Dividir o salário bruto por 30
  • Multiplicar a quantia resultante por 1,5

Apesar de ser possível aprender a calcular hora-extra manualmente, é claro que isso dá um trabalho enorme e que nem todo mundo deseja isso.

Sendo assim, usar calculadora de hora-extra é muito mais prático e dá para descobrir exatamente a quantia a ser recebida:

  • Defina quais foram os dias das horas-extras
  • Indique quantas horas, normalmente, seu contrato prevê por mês
  • Informe o seu salário bruto

Em segundos, a calculadora indicará qual é o montante de horas extras a receber e que pode ser adicionado à rescisão de contrato.

calculo rescisão 2

Cálculo INSS

O cálculo INSS é o cálculo que tem a ver com a quantia que as pessoas pagam todos os meses, até de forma inconsciente.

Isso acontece porque os empregadores são obrigados a fazer o desconto relacionado ao INSS como uma forma de garantir que o seu trabalhador terá todos os direitos da previdência social.

Dentre os direitos que os trabalhadores podem solicitar, estão: salário maternidade, auxílio em caso de doenças, aposentadoria e muito mais.

Contudo, é comum que os profissionais não saibam quanto a empresa desconta de INSS do seu salário e que fiquem constrangidos de perguntar ao setor de Recursos Humanos, mas não é difícil chegar a uma resposta: basta usar uma calculadora especial.

No geral, a taxa descontada do salário fica em torno de 8%. Por isso, quando se coloca na calculadora o salário bruto, ela mesma mostra qual é o valor que corresponde a esses 8% e que será descontado todos os meses do salário.

Acesse nossa calculadora do INSS e informe o salário bruto, essa informação é vista em instantes.

Inclusive, esse desconto do INSS deve constar no comprovante de pagamento e, ao saber qual é o cálculo exato, o trabalhador pode evitar que a empresa deixe de depositar da maneira devida, prejudicando-o frente à previdência.

Calculo seguro desemprego

Outro pagamento que os profissionais recebem e que precisa ser bem calculado quando o assunto é rescisão é o seguro desemprego. Afinal, a rescisão significa que o contrato de trabalho está sendo finalizado e, por isso, o seguro desemprego se torna indispensável para que essa pessoa continue tendo como se manter.

Na maioria das vezes, os profissionais nem mesmo sabem como se calcula o valor do seguro desemprego, bastando saber que se tem direito a ele.

No entanto, é importante sim para o trabalhador saber como se calcula o seu seguro desemprego, até para que ele consiga identificar qualquer anomalia e contestar, se for preciso.

Existe uma calculadora que mostra quanto de seguro desemprego a pessoa tem a receber e é muito fácil usá-la para verificar a quanto se tem direito:

  • Coloque o salário recebido nos três últimos meses antes da demissão
  • Indique quantas vezes o seguro desemprego já foi solicitado
  • Indique quantos meses se trabalhou com registro antes da demissão

É necessário ter em mente que, quantos mais vezes o trabalhador já recebeu o seguro desemprego, menor vai ficando a quantia mensal que ele pode receber.

Além disso, a quantidade de meses trabalhados de maneira formal entre um pagamento de seguro desemprego e outro também impacta o quanto o trabalhador vai receber.

calculo rescisão 3

Cálculo de rescisão

Sempre que alguém é demitido, um dos principais valores a se atentar é o da rescisão, pois é comum que as pessoas recebam uma quantia bem alta de dinheiro nesse momento.

Afinal, na rescisão é quitada uma parte do que esse trabalhador receberia se o seu contrato de trabalho não fosse interrompido por vontade do empregador.

Algumas coisas que são contabilizadas na rescisão são as seguintes:

  • Décimo terceiro
  • Aviso prévio
  • Data de entrada e de saída
  • Férias proporcionais

É válido dizer que os trabalhadores que são mandados embora por justa causa não deixam de ter direito à rescisão, mas é claro que isso faz diferença no montante final.

Quando se tem férias a serem recebidas também há um acréscimo no valor da rescisão e é importante que o profissional tenha conhecimento de tudo o que está pendente para que o empregador não deixe de quitar nada.

É importante ainda dizer que, mesmo que a pessoa tenha seu contrato encerrado durante a experiência, isso não quer dizer que ele deixa de ter direito a receber a rescisão. Na verdade, a qualquer momento em que se opta por encerrar o contrato, a empresa tem de calcular essa quantia e efetuar seu pagamento.

Cálculo exato rescisão

A verdade é que é bem difícil chegar a um cálculo exato da rescisão, já que existem muitos valores variáveis a serem contabilizados.

É por isso que, normalmente, os profissionais aguardam que o setor de RH informe qual é a rescisão e, no geral, aceitam aquela quantia como a correta.

No entanto, uma calculadora de rescisão trabalhista é a melhor forma de se aproximar o máximo possível de quanto há para receber ao se interromper um contrato profissional.

É preciso deixar claro previamente que a calculadora de rescisão não mostra de maneira exata a cifra que o trabalhador vai receber: é possível que haja algum valor mais alto ou mais baixo, sendo importante que esse trabalhador tenha total conhecimento do que está pendente no RH

Caso haja férias proporcionais a serem recebidas e esse trabalhador não incluir no cálculo, a quantia da rescisão não será a correta e, na realidade, acontece bastante de o profissional acreditar que ainda tem algo a ser pago e, na verdade, a sua rescisão ser mais baixa.

Calculadora de rescisão

Como explicado, a calculadora de rescisão trabalhista tem a capacidade de mostrar ao trabalhador de forma bastante confiável o que ele ainda tem para receber quando o seu contrato profissional acaba.

Porém, para a sua eficiência, é preciso que todos os dados informados correspondam o máximo possível à realidade e, se houver alguma dúvida, pode valer a pena tratar com o RH antes de usar a calculadora de rescisão.

Alguns profissionais ficam um pouco receosos de informar ao RH que querem saber o que há para ser recebido, mas esse é um dos seus direitos trabalhistas: não há nada de inconveniente em perguntar, por exemplo, se há décimo terceiro proporcional.

De uma forma geral, para usar a calculadora de rescisão trabalhista, é só:

  • Informar a data e que se saiu da empresa e a data em que se foi admitido
  • Informar o salário bruto
  • Indicar a existência de dependentes e a quantidade
  • Indicar se haverá aviso prévio
  • Preencher se a demissão é sem justa causa ou com justa causa
  • Indicar se há férias a serem pagas

Com essas informações, a rescisão trabalhista é calculada rapidamente e, apesar de não se tratar de um valor específico, o trabalhador pode contar que receberá em torno daquilo.

No entanto, a assertividade da calculadora de rescisão trabalhista, como já mencionado, depende da confiabilidade das informações que o próprio profissional possui e que ele coloca nessa calculadora.

calculo rescisão 4

Calculadora de horas extras

Quem nunca recebeu o pagamento das horas-extras e acabou estranhando o valor, achando que tinha uma quantia maior a ser quitada?

A verdade é que essa situação é bastante comum e muitos profissionais acabam não questionando o empregador ou o setor de RH porque não têm certeza se estão com a razão.

Como questionar que o valor das horas-extras está mais baixo quando não se tem nenhuma maneira de confirmar isso?

Uma solução é justamente usar uma calculadora de hora-extra, que é uma programação que consegue determinar quanto se tem para receber, considerando o dia no qual esse profissional trabalhou, como feriados e finais de semana.

Uma das calculadoras de hora-extra mais confiáveis que se tem à disposição está em nosso site e, para usá-la, deve-se apenas informar qual foi o dia da semana trabalhado, quantas horas por mês o profissional trabalhou e qual é o seu salário bruto.

A calculadora solicita também a informação sobre horas-extras noturnas, que costumam custar ainda mais ao empregador.

Cálculo exato férias – calculadora de férias

É bastante fácil saber ao certo quanto se tem de férias a ser recebido e isso ajuda muito a quem está sendo desligado de uma empresa, já que esse cálculo é incorporado à rescisão trabalhista.

No geral, as pessoas costumam ter uma ideia vaga de quanto vão receber quando as suas férias estão pendentes, mas uma calculadora faz com que o valor seja bem mais próximo à realidade.

Para se saber qual é o cálculo exato das férias, porém, as informações dadas pelo trabalhador devem ser as mesmas que constam no RH da empresa:

  • Informe o número de dependentes
  • Indique quantas horas extras por mês foram feitas
  • Informe a duração das férias
  • Coloque o valor bruto do salário
  • Especifique se foi pedido adiantamento da primeira parcela
  • Indique sim ou não sobre a venda das férias

Depois de todas essas informações colocadas na calculadora de férias, é só clicar em “calcular”; o valor incorporado à rescisão será bastante próximo a esse resultado.

Relação de calculadoras e ferramentas que você deveria conferir:

imc calculadora
calculadora gestacional
calculadora de porcentagem
calculadora financeira
calculadora de datas
como calcular a nota do enem
cronometro online
despertador
timer
fuso horario

No https://calculacerto.com/ além de calcular varias coisas, você ainda se informa!